INSTRUMENTOS DIGITAIS PARA IDENTIFICAÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE AVC

CONECTA AVC: Instrumentos Digitais de Identicação, Prevenção e Tratamento do Acidente Vascular Cerebral

DETALHES DO DESAFIO

SOLUÇÃO: PET-GOV

ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

PARCEIRO: UPE

INÍCIO DAS INSCRIÇÕES: 03/01/22

FINAL DAS INSCRIÇÕES: 21/01/22

Abertura: dia 24 de janeiro: Apresentação do curso e dos participantes.

Horário das Atividades Síncronas das 19 às 21 horas

1. Exame Neurológico por Telemedicina e Condutas no AVC

Dias: segundas e quartas

Período: 24 de janeiro a 11 de fevereiro de 202

• Exame Neurológico por Telemedicina
  • Reconhecendo o AVC
  • Condutas no AVC na fase aguda
  • Prevenção do AVC

2. Saúde Digital

Dias: segundas e quintas

Período: 14 de fevereiro a 11 de março de 2022. Pausa de 28/2 até 4 de março(Carnaval)

• Saúde Digital Global
  • Saúde Digital no Brasil
  • Saúde Digital em Pernambuco
  • Saúde Digital na Universidade de Pernambuco

3. AVC e Cardiologia

Dias: segunda e quarta

Período: 14 de março a 1 de abril de 2022

• Arritmias como causas de AVC. Noções básicas para o diagnóstico eletrocardiográfico da fibrilação atrial
  • Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento da fibrilação atrial
  • Rastreamento da fibrilação atrial em pacientes assintomáticos como prevenção de AVC. Critérios para anticoagulação
  • Controle da pressão arterial no paciente com AVC

4. Reabilitação Pós-AVC

Dias: segundas e quartas

Período: 4 a 22 de abril de 2022

• Avaliação física e funcional da pessoa com AVC
  • Déficit sensório-motor
  • Síndrome de Pusher
  • Efeitos da reabilitação físico funcional sobre a capacidade cardiorrespiratória
  • Efeitos da reabilitação física na funcionalidade motora

5. Apresentação dos Times de mínimos produtos viáveis (MVPs) para fase 2 do projeto

Dias: Segundas e quartas

Período: 25 de abril a 6 de maio de 2022

• Módulo de Encerramento
  • Apresentação dos MPVs pelos Times

Observação: Teremos atividades Assíncronas em todos os Módulos: Nas terças, quintas e sextas-feiras, com horário de desenvolvimento da atividade flexível para o participante.

Que produtos vamos construir no curso?

Base de dados e tratamento de informações para Georreferenciamento de AVC, desenvolvimento e implementação de App para teleassistência no AVC na fase aguda e estratégias de rastreamento de brilação atrial.

Publico Alvo

Servidores Públicos com graduação completa em Medicina ou Enfermagem, noções básicas de informática.
Atuação prioritariamente em serviços de urgência ou UBS.

Regras

O PETGOV é uma jornada de extensão para Governo em duas partes:

1) Formação de 180h para os times de governo, com módulos diferentes, de acordo com a temática.

2) Imersão da Academia no órgão de Governo, para construir uma solução para desafios de inovação pública.

Para ser beneficado do PETGOV, o órgão deve:

1) Ter Acordo de Cooperação Técnica (ACT) válido, firmado entre o órgão e a Usina Pernambucana de Inovação ou Carta de Intenção em firmar o ACT;
2) Apresentação de um time de 5 (cinco) servidores;
3) Apresentação de problemas que o seu órgão vive e que podem ser solucionados através da jornada de extensão tecnológica para a qual está realizando a inscrição.

Os times serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

1) Principal: Qualidade da descrição dos problemas a serem solucionados;
2) Desempate: Ordem de inscrição;
3) Eliminação (em caso de a procura ser maior que a oferta): Quantidade de cursos para os quais o órgão fez inscrição. Uma vez que o objetivo é atender o máximo possível, os órgãos poderão se inscrever para quaisquer cursos, mas só terão suas matrículas efetivamente validadas em até 2 (dois) cursos, em caso de a procura ser maior do que o total de vagas disponívei - EM VIRTUDE DE TER HAVIDO PROCURA MENOR QUE A OFERTA ATÉ O DIA 14/01, ESSE CRITÉRIO NÃO SERÁ MAIS APLICADO.

Critério

Remoto, com atividades síncronas e assíncronas, de segunda a sexta de 19h às 21h.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 21/01!

Informações Gerais

a) As inscrições do PET-GOV não são individuais. Devem ser inscritos times de 5 pessoas do mesmo órgão, podendo ser de setores diferentes.
b) A inscrição deverá ser feita pelo/a líder do time, que indica os/as outros/as 4 (quatro) integrantes.
c) Após a inscrição do time pelo/a líder, os/as integrantes recebem um e-mail para confirmação. Uma vez que todos os integrantes tenham confirmado a participação no time, a equipe da Usina Pernambucana de Inovação valida a inscrição, de acordo com os critérios de seleção.
d) A inscrição e indicação devem ser feitas usando e-mail institucional oficial.

Requisitos para Inscrição

a) Acordo de Cooperação Técnica (ACT) válido, firmado entre o órgão e a Usina Pernambucana de Inovação ou Carta de Intenção em rmar o ACT;
b) Inscrição de time com 5 (cinco) pessoas por um/a servidor líder de time, que deve ocupar cargo de nível, pelo menos, gerencial, proporcionando acesso aos dados e informações necessárias para o projeto;
c) Indicação de pessoas integrantes de time vinculadas ao setor público;
d) Apresentação de problemas que o seu órgão vive e que podem ser solucionados através da jornada de extensão tecnológica para a qual está realizando a inscrição.

Inscrições encerradas

Fale Conosco

Tem comentários ou perguntas sobre este desafio? Entre em contato atráves: carolina.cunha@upe.br